quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tatuagem e Piercing

Hoje em dia milhares de pessoas carregam gravados no corpo símbolos de vários aspectos, muitas vezes expostos para todo mundo ver, gerando surpresa, curiosidades, desprezo e preconceito, o modismo cultuado notadamente por jovens e adolescentes, o uso de adornos físicos externos, como piercings e tatuagens, ganha forte impulso nos meses de verão.

É nesta época do ano que a exposição de corpos enseja uma maior visibilidade.

Submeter-se ao trabalho de um profissional da área sempre envolve algum risco e o procedimento deve obedecer a algumas normas, surgem, a cada momento, novas teorias e estudos sobre tatuagem e piercing, buscando definir seus significados, mostrando que a ciência cada vez mais, confere a essa arte milenar sua importância e seu merecido lugar na galeria da cultura mundial.

Há alguns preceitos que devem ser observados, em especial o alvará sanitário expedido pelos órgãos da vigilância sanitária dos municípios para a autorização de funcionamento dos estúdios de tatuagem e piercing, que deve estar afixado em local bem visível.

O mais importante é que o usuário, aquele que vai fazer uma tatuagem ou piercing, esteja atento, deve ser exigido, por exemplo, que o material, como lâminas e agulhas sejam retiradas de invólucros lacrados, na frente do cliente, e depois descartadas. É necessário que haja um local específico, onde são processadas a limpeza a desinfecção e esterilização dos materiais.

O profissional tem de estar uniformizado, com as mãos lavadas e usando luvas, portando máscara e touca, além de avental de cor clara. E, antes de qualquer aplicação, tratar a higienização do local onde o paciente for receber a aplicação.

Os profissionais que atuam nesta área devem, obrigatoriamente, estarem vacinados contra hepatite B. A propósito, "esses procedimentos podem ocasionar infecção por bactérias, hepatites, aids, sífilis, reações inflamatórias e alérgicas, bem como problemas na cicatrização”.

Por causa disso tudo, os menores de 18 anos só podem submeter-se às práticas com autorização dos pais ou responsável. E os maiores assinam termo de consentimento explicitando que conhecem os riscos.

Na tatuagem, devem ser observadas as características das tintas, como sua atoxicidade e prazo de validade. Quanto aos piercings, também devem ser atóxicos e constituídos de material biocompatível, reconhecidamente apto para implante subcutâneo e de qualidade tal que evite riscos à saúde.

O presente evento visa demonstrar e esclarecer para toda a sociedade que todos os procedimentos adotados para a aplicação de tatuagens e piercings são regulados pelos órgãos da vigilância sanitárias, onde o público visitante terá as informações corretas sobre como proceder e poderá, através do contato direto com os profissionais, interagir, tirar suas dúvidas e conhecer os mais variados temas, tipos e significados de tatuagens e piercings.

         Nosso objetivo principal é levar ao conhecimento da população em geral dos riscos inerentes que podem ocorrer se não for observados os cuidados de biossegurança do local e a qualificação prática e técnica do profissional tatuador e Pierce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário